Trabalhos aceitos - Programação

GRUPOS DE TRABALHO


GT1 – COMUNICAÇÃO E MERCADO
DIA 15/09
SALA 315 (CCJS)

10:00 

ADMINISTRACION DE COMUNICACIÓN EN PROCESOS DE CRISIS ORGANIZACIONALES
Nestor Rodolfo Cruz
La presente investigación intenta crear un cimiento teórico para el abordage estratégico de la administración de la comunicación durante crisis organizacionales. Entendiendo por criris aquellos procesos generados por acontecimientos externos o internos a la organización, que desafían los presupuestos socioculturales que estructuran la cotidianeidad de la misma. Dejando de lado las “recetas” aconsejadas en otras publicaciones, para que el lector pueda interpretar objetiva y singularmente cada crisis oraganizacional, y crear su propia “receta” de ación.
Palabras-clave: Comunicación; administración; crisis.


                                  
A APLICAÇÃO DE CONCEITOS DE MARKETING DIGITAL AO WEBSITE INSTITUCIONAL
Victor Nassar
O advento da internet e o consequente aumento da participação do consumidor nos websites, representou uma transformação não apenas no relacionamento interpessoal, mas também na forma como empresa e público interagem. Nesse contexto, o website institucional da empresa deve ser planejado sob direcionamentos específicos do Marketing Digital. Desse modo, este artigo possui o objetivo de apresentar uma revisão de literatura, abordando aspectos do Marketing Digital integrados ao website institucional. Para tanto, são introduzidos fundamentos que fornecem uma base para o Marketing em si, como os conceitos de “Troca”, “Necessidades” e “Público-alvo”. Em seguida, são abordados os 4 P’s do Marketing e é realizada a aplicação dos 8 P’s do Marketing Digital, ambos relacionados ao website institucional.
Palavras-chave: Maketing Digital, 4P’s do Marketing, 8P’s do Marketing Digital, Website Institucional.


COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E O IDOSO: PRECONCEITO OU INCLUSÃO SOCIAL?
Denise Regina Stacheski
O aumento da expectativa de vida, juntamente com o fator da queda de fecundidade mundial, vem resultando em uma elevação considerável no percentual da população na faixa etária dos idosos. Essa transformação demográfica afeta todas as áreas sociais que devem, cada vez mais, reconstruir sua visão em relação àvelhice. Não adianta trabalhar somente com o aumento da expectativa de vida dos sujeitos a partirdos progressos das ciências da saúde, mas, também, com projetos que possibilitem bem estar social, qualidade de vida e autonomia.O objetivo do artigo é discutir e mapear ações organizacionais voltadas ao público idoso. As empresas, por meio de suas estratégias de comunicação organizacional, podem possibilitar projetos para que os idosos encontrem caminhos para a inserção social –ao desconstruir o preconceito da idade cronológica e fortalecer as experiências profissionais na transferência do conhecimento organizacional.
Palavras-chaves: Comunicação organizacional; idoso; inclusão social.

14:00

ESTUDO SOBRE A AUDIÊNCIA E FREQUÊNCIA DAS
NOTÍCIAS LOCAIS NO WEBJORNALISMO
Emeline Hirafuji 
Zanei Barcellos
Este projeto mostra o resultado da pesquisa em relação ao estudo sobre a regionalização da noticia no webjornalismo paranaense. Com a análise de 4 diferentes sites jornalísticos, o presente estudo mostra desde a visão e transição de um grande conglomerado de comunicação que apostou na regionalização de seu produto para ampliar a área de atuação até a percepção da empresa de comunicação que foi a pioneira no Paraná em apostar somente nesse segmento.
Palavras-chaves: Segmentação de mercado, Regionalização da notícia, Convergência.

LA PUBLICIDAD COMO ESTRATEGIA EMOCIONAL
 Eugenia Liendro
Quien hubiera dicho que para tomar decisiones racionales debíamos dejar las emociones de lado, desconocía su funcionamiento. Quien hubiera pensado que las emociones se podían aplicar en publicidad para generar vínculos más duraderos, no imaginaba todo lo que ello significa y el alcance o sus implicancias. Describiendo el proceso perceptual desde lo fisiológico y abordando la importancia de la publicidad y las emociones, podremos relacionar dichas temáticas por medio de los insights de quienes conforman el target y así comprender que las emociones hablan un solo idioma: el de cada uno de nosotros.-
 Palabras clave: cerebro, emoción, publicidad, percepción, sentidos.


APLICAÇÃO DA COMUNICAÇÃO INTERNA COMO FATOR
ESTRATÉGICO PARA O SUCESSO ORGANIZACIOAL
Francieli Mognon
Fernando de Oliveira
A comunicação interna tem sido utilizada pelas empresas como fator estratégico para
atingir as metas da organização. Este artigo possui como objetivo apresentar a
comunicação interna e sua aplicação para o sucesso organizacional. Sugere-se uma
reflexão dessa área e a importância da atuação do colaborar para atingir os resultados da
organização. Foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica, tendo como linha de
pesquisa comunicação organizacional.
Palavras Chave: Comunicação Interna, Planejamento, Colaborador.


A IMPORTÂNCIA DE UMA COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA VOLTADA PARA AS MÍDIAS DIGITAIS – O CASO COPEL
Lucas Santos Meneghini 
Marcelo Abilio Públio
Os processos e sistemas de comunicação sempre sofreram alterações gradativas ao longo do tempo. A evolução das tecnologias, no entanto, elevou de maneira exponencial a velocidade com que estas alterações afetam a forma como as pessoas compartilham informações. Os meios digitais de comunicação apresentam possibilidades de interação bastante distintos  dos
tradicionais. Seus intervalos cada vez mais curtos de atualização solicitam atenção constante dos profissionais de comunicação quanto ao melhor uso dessas novas mídias. Do ponto de vista corporativo, é necessário que as empresas acompanhem e entendam estas mudanças, a fim de tirar proveito das novas formas de diálogo com seus clientes e potencializar a gestão de seus serviços.
Palavras-chave: comunicação, novas mídias, internet, uso corporativo das mídias digitais.

16:00 – Coffee Break

SEJA ESTÚPIDO: O IMPERATIVO TRÁGICO DA (NÃO) AFIRMAÇÃO À VIDA
Marcos N. Beccari, Daniel B. Portugal, Julia Salgado
Recorrendo principalmente a dois teóricos com propostas bastante distintas – Michel Maffesoli e Gilles Lipovetsky –, este artigo propõe uma discussão sobre a campanha "Be Stupid" (Diesel, 2010/11) sob o prisma da ética contemporânea. Partimos da hipótese de que a ideia do "prazer estúpido", aparentemente imbuída da postura trágica nietzschiana, pode, devido à inclinação imperativa com que se insere no ethos contemporâneo, contradizer-se e negar a si mesma. Após breve contextualização da marca Diesel, construímos uma contraposição entre o pensamento de Maffesoli e Lipovetsky para, por fim, concluirmos que o atual declínio dos deveres morais tradicionais institui uma nova forma de moralidade não estritamente trágica. O foco desta discussão, portanto, pauta-se na atualidade da noção de estupidez a partir do modo como ela tem sido estampada nos anúncios Diesel.
Palavras-chave: Publicidade e Propaganda; Diesel; imperativo trágico; Michel Maffesoli; Gilles Lipovetsky.


A PARTICIPAÇÃO DA COMUNICAÇÃO INTERNA NA VALORIZAÇÃO DOS COLABORADORES DE UM SHOPPING CENTER
Daiane Zielinski, Heloisa Saruhashi
Lucelí Fabro, Shirley Patrício
Maria Teresa Marins Freire          
Este estudo apresenta o projeto de reestruturação e aprimoramento da comunicação interna realizaido para um shopping center localizado na capital paranaense. Primeiramente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica para contextualizar o tema comunicação interna, que oferece benefícios ao desenvolvimento dos relacionamentos e da valorização dos colaboradores. Na seqüência, efetuou-se uma pesquisa institucional e de clima que embasou o diagnóstico e justificou a necessidade da aplicação dos instrumentos de Relações Públicas para a efetividade do processo comunicacional do shopping.


A ELABORAÇÃO DE PLANO DE COMUNICAÇÃO EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO: O CASO DO IFCATARINENSE – CAMPUS VIDEIRA
Naiara Longhi
Este artigo apresenta os resultados obtidos na primeira etapa do desenvolvimento de um plano de comunicação para uma instituição pública de ensino, correspondente à realização de um diagnóstico acerca do cenário comunicacional da organização. A partir dele, é possível detectar os principais problemas e traçar as melhores estratégias para solucioná-los. Este estudo conclui que o plano de comunicação deve ser fruto de um olhar atento sobre a instituição, sendo, dessa forma, um instrumento estratégico para a resolução de problemas relacionados à area.
Palavras-chave: Comunicação Organizacional; Comunicação Integrada; Planejamento em Comunicação; Ensino Técnico e Profissionalizante.



GT 2 – COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL E MULTIMÍDIA
DIA 15/09
SALA 316 (CCJS)

10:00

O OLHAR DO JOVEM SUPERDOTADO E A RECEPÇÃO DA NOVELA DUAS CARAS
Celina do Rocio Paz Alvetti
Rosita Cordeiro de Loyola Hummell
Hyago  De Lyon
Este trabalho aborda a novela Duas caras, investigada a partir da percepção de 11 jovens, com idades entre 12 e 17 anos, alunos da Escola Estadual Santa Rosa, localizada no bairro Cajuru, em Curitiba. Para verificar de que modo eles ser apropriam, no cotidiano, da ficção veiculada pela televisão, foi feita uma pesquisa qualitativa por meio de grupo focal. O referencial teórico do trabalho está nos Estudos culturais latino-americanos, a partir de Martin-Barbero e German Rey. Constatou-se que, para os pesquisados, a ficção da novela Duas caras aproxima-se da sua realidade. No entanto, entre eles foi consenso que elementos presentes no seu cotidiano são, na maior parte das vezes, piores do que o mostrado na televisão.
Palavras-chave: telenovela; Duas caras; jovem; imaginário urbano.


 OLHARES PARA A CIDADE – UM ESTUDO DA REPRESENTAÇÃO DO JOVEM NO CINEMA
Gisele Jordana Eberspacher
Celina do Rocio Paz Alvetti
A pesquisa aborda a relação entre jovem, imaginário e cinema, a partir do conceito de modernidade líquida de Zygmunt Bauman e dos estudos de Stuart Hall sobre identidades culturais na pós-modernidade, explorando a maneira como o indivíduo se manifesta no ambiente urbano. O objetivo é verificar como a representação do jovem no cinema é feita e como o imaginário urbano se apresenta para o espectador, passando por conceitos como a identificação, o imaginário, o meio urbano e fragmentação do indivíduo. Além da pesquisa bibliográfica, fundamentada nos Estudos culturais, a metodologia escolhida foi a análise de conteúdo, que permite que o pesquisador possa desenvolver seu próprio modelo de análise, contendo as informações necessárias para a pesquisa. Neste caso, a análise de conteúdo foi feita de maneira paralela à decupagem do roteiro do material. Os resultados obtidos mostram que o jovem é retratado como um indivíduo inseguro no meio urbano, representando assim os jovens como indivíduos ainda em formação. Esses indivíduos seriam ainda influenciados por características do meio e dos grupos com quem convivem. Com base no material analisado, tomado como exemplo representativo do cinema curitibano, constata-se que o jovem representado pelo cinema local tende a ser um pouco frio, solitário, com poucos relacionamentos. Apresenta, assim, características de um sujeito fragmentado, em crise, com dificuldade de identificação com o meio e com outros indivíduos ou grupos. 
Palavras-chave: jovem; cinema; Curitiba.

ZELIG: UM RETRATO DA VIDA PÓS-MODERNA
Vinícius Soares Pinto
O presente artigo tem como objetivo analisar o filme Zelig (1983) – do diretor norteamericano Woody Allen – como uma obra cinematográfica capaz de representar elementos da realidade pós-moderna. A pesquisa começa com a identificação dos elementos que norteiam a Pós-modernidade, como o enfraquecimento das instituições, a sensação de uma vida vazia e efêmera, as crises de identidade do indivíduo e a espetacularização da vida do mesmo. Após esta fundamentação de conceitos que norteiam o modo de vida contemporâneo, o trabalho concentra-se na análise fílmica de
Zelig, a partir de uma interpretação crítica entre o argumento da obra e as características da sociedade identificadas no início do trabalho.
Palavras-chave: cinema; pós-modernidade; Woody Allen; Zelig.


 EL MONTAJE Y SU EXPRESIVIDAD: PRAXIS COMUNICACIONAL.
Javier Tolaba
La comunicación audiovisual constituye un lenguaje fuerte y sumamente
expresivo. La fusión de sonidos e imágenes fundamentan una doble concepción del
significado unificado para la connotación. Lo retórico, lo simbólico, juegan un papel
predominante en el armado final de cualquier producto audiovisual. Está en manos del
profesional romper los límites físicos dilatando la expresividad y excediendo lo
cognitivo.
Palabras clave: montaje, lenguaje audiovisual.


14:00

PUBLICIDAD INSTITUCIONAL AUDIOVISUAL
Patricia López Mompó
La publicidad institucional audiovisual tiene el propósito de establecer y diseminar uma imagen favorable de la empresa. Promoviendo su nombre, prestigio, imagen y reputación de la institución, marca u organización. Generando una actitud positiva hacia la misma entre empleados, accionistas, inversionistas y público en general. Realizar videos institucionales es una manera de mostrarse ante el exterior e interior de manera transparente, organizada y responsable. Con este trabajo se pretende clasificar los
distintos tipos de institucionales factibles a realizar, los motivos aparentes, las virtudes y los pasos a seguir a la hora de contratar especialistas en el lenguaje audiovisual. Es una herramienta útil para los comunicadores institucionales y relacionistas públicos de lãs empresas.
Palabras claves:Publicidad; institucional; audiovisual; marca.

UMA POSSÍVEL TRAJETÓRIA DO FILME PUBLICITÁRIO
Marcelo Eduardo Ribaric
Na contemporaneidade, lentamente vem se estabelecendo uma progressiva consciência a cerca da complexidade da diferenciação dos gêneros e formatos audiovisuais, exigindo uma visão sistemática de toda a história dos meios de comunicação buscando realizar uma análise mais precisa.Naturalmente esse processo se acentua se reunimos o componente comercial e produtivo como a versatilidade disponível trazida pelas novas tecnologias, de forma que meios, gêneros e formatos sobrepõem sua relações dando lugar a práticas crescentemente híbridas e férteis combinações de todos este fatores, Disso se beneficiam as diferentes indústrias culturais.
Palavras-chave: filme publicitário; cinema; advertainment; entretenimento; consumo.


O SUPORTE DIGITAL NA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL: UMA ANÁLISE DA DIGITALIZAÇÃO DO CINEMA.
Almir de Moura Junior
Este trabalho tem a intenção de analisar algumas das características que cercam as produções audiovisuais e da digitalização dos produtos desenvolvidos para elas e a partir delas. O avanço tecnológico para os meios de produção para o Cinema tem ampliado as formas com que se manipulam os conteúdos das informações, sejam baseados em sistemas híbridos ou totalmente digitais. O emprego das plataformas utilizadas na produção audiovisual pode determinar uma contribuição nos processos de captação, tratamento e exibição da imagem na indústria cinematográfica. A ampliação da tecnologia digital e a facilidade do acesso aos meios digitais devem democratizar a produção audiovisual, e com isso, modificar a maneira que se apresentam as mídias tradicionais e colaborando com a criação de conteúdos transmídia.
Palavras-chave: Convergência; Cinema; Digital.

JORNALISMO PARTICIPATIVO NO PARANÁ: UM ESTUDO SOBRE O QUADRO “NA HORA CERTA”
Laura Moreira Sliva
Rosita C. de Loyola Hummell
Este trabalho tem como objetivo sintetizar o jornalismo participativo no Paraná, mais especificamente observar a colaboração dos espectadores do telejornal Paraná TV e o conteúdo de seus vídeos. Como as pessoas estão reagindo ao que acontece ao seu redor? O foco é perceber a maneira com a qual os receptores lidam com a realidade curitibana e paranaense através do jornalismo participativo, muito em voga internacionalmente mas pouco explorado no Paraná.
Palavras-chave: Jornalismo cidadão; jornalismo participativo; novas mídias; telejornal.

16h00 – Coffee Break


O WEBJORNALISMO E SUA APLICAÇÃO EM SITES ADOLESCENTES
Larissa Luiza Ferreira da Silva
O tema deste artigo é o webjornalismo e sua aplicação em sites para adolescentes. O objetivo é discutir o conceito de webjornalismo, seu surgimento, características e evolução e analisar sua aplicação em dois sites voltados para o público adolescente. Para isso foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o tema e sobre as características deste público, de 15 a 18 anos, que cresceu cercado por tecnologia. Também foi realizada a análise dos websites, a fim de verificar como as características da multimidialidade, interatividade, hipertextualidade, customização do conteúdo, memória e instantaneidade foram utilizadas na elaboração de um website para adolescentes nessa faixa etária. Os sites analisados, GAZ+ e Central Jovem de Comunicação, apresentaram diferentes abordagens, sendo que o GAZ+ utiliza de maneira mais completa as características do webjornalismo.
Palavras-chave: webjornalismo, jornalismo on line, website, blog, multimídia.

REDE DE COMUNICAÇÃO: FACEBOOK COMO DIFUSOR DE
INFORMAÇÃO E ESPAÇO DE DISCUSSÃO E MOBILIZAÇÃO
Bruno Camargo Manenti
O presente trabalho tem o objetivo de demonstrar como a rede social Facebook funciona
como difusor de informação e espaço de discussão e mobilização social, através da
postagem de notícias e links (sejam fotos, vídeos, textos, áudios) e dos comentários
feitos sobre os mesmos pelos usuários. Pelas conexões entre pessoas que mantenham
contato físico ou que não se conheçam pessoalmente, se unem em torno de um assunto
em comum; o site funciona também como ferramenta de mobilização. As redes sociais
podem ser usadas como forma de informar e de unir pessoas fisicamente para a
realização de um movimento que defenda uma causa, por exemplo. Marcha da
Liberdade, Marcha das Vadias e Réveillon Fora de Época são exemplos desse tipo de
evento.
Palavras-chave: rede social; informação; discussão; mobilização; convergência.


QUEM GOVERNA A INTERNET MUNDIAL? O ICANN (INTERNET CORPORATION FOR ASSIGNED NAMES AND NUMBERS) E AS TEIAS DO CAPITAL-IMPERIALISMO.
Lucas Patschik
Pretendemos neste trabalho discutir o ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), entidade responsável por definir os padrões, formatos e tipos de domínios da rede, coordenar a definição de endereços IP, através do DNS (Domain Names System) e gerenciar o servidor raiz da internet. Então exploraremos pontualmente as condições em que a internet é criada nos EUA, fruto do complexo industrial-militar-acadêmico e a utilização da tecnologia da informação durante e depois da guerra fria, já num novo ciclo de expansão capitalista. E como esta entidade articula-se ao que Fontes chama de teias do capital-imperialismo, entidades supranacionais
com formatos associativos desiguais e de aparência democrática, criadas após a Segunda Guerra Mundial. Ou seja, como o ICANN, através de seu sistema de representação misto (Estados e iniciativa privada) se faz instância produtora de consenso para os exploradores deste novo campo midiático, reproduzindo e disseminando todo um modo de ser e agir, naturalizando o livre-mercado, compreendido como teleologia, e o imperialismo, consolidando através de sua rede a garantia que tecnologia de ponta não escape ao controle de determinados setores produtivos globais.
Palavras chave: Internet; imperialismo, telecomunicações.




GT3 – COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO
GT4 – COMUNICAÇÃO E ARTES VISUAIS
DIA 15/09
SALA 317 (CCJS)

10:00


CONTEÚDO E COMUNICAÇÃO VISUAL DE REVISTA NA CONVERGÊNCIA MIDIÁTICA
Elis Paola Jacques
Miriam Silva da Fontoura
O jornalismo de revista transforma-se em paralelo aos modos de consumo de seus leitores. Nesse sentido, a convergência midiática se apresenta como caminho para adaptações e segmentação de conteúdo em diferentes plataformas. Tecnologias possibilitaram que o mesmo conteúdo pudesse variar entre canais diferenciados, adequando-se aos receptores e características do próprio meio. É feita a análise de alterações de conteúdo em diferentes plataformas assim como o comportamento de receptor frente a tantas opções de consumo de informação.
Palavras-chave: Jornalismo de Revista, Convergência Midiática, Design.

CORPO E FOTOGRAFIA: SUJEITO OLHADO, SUJEITO QUE OLHA –
A FABRICAÇÃO INSTANTÂNEA DE UM CORPO OUTRO
Luana Assis Navarro
Esta pesquisa investiga a relação entre corpo e fotografia e como alguns artistas trabalham seus discursos a partir desta relação. Seguindo os preceitos de Jean Baudrillard (1999, p.143) a imagem fotográfica é tomada “como o lugar de um jogo duplo, o espelho de aumento da ilusão e das formas” constituída de um efeito de simulação, a apresentação de uma aparência e que já não deve mais ser pensada como um duplo da realidade. Confronto entre imagem e imaginário, aquilo que o sujeito pensa ser e aquilo o que aparentemente é, a imagem fotográfica do corpo como campo de tensões.
Palavras-chave: Corpo, fotografia, arte contemporânea.

UMA LEITURA DE BATMAN: O CASO DA SOCIEDADE QUÍMICA
Vilson André Moreira Gonçalves
O presente trabalho, empreendido como parte de nossa pesquisa mestrado, o qual se refere à constituição do ambiente urbano como elemento articulador da narrativa no filme Batman Begins, de Christopher Nolan em comparação com sua origem nas histórias em quadrinhos, pretende analisar a estrutura de “O caso da sociedade química”, a primeira história em quadrinhos protagonizada por Batman, criada pelos quadrinistas Bill Finger e Bob Kane em 1939. Dada a importância deste material como base de comparação para nosso objeto de pesquisa, buscamos analisar sua estrutura, comentando aspectos de sua composição em vista das opções estéticas e narrativas dos autores.
Palavras-chave: Estética, Narrativa, Ambiente Urbano.
 
HACIA UNA TEORÍA DE COMUNICACIÓN DE BASE EXISTENCIAL FENOMENOLÓGICA
Álvaro M. Pino Coviello
Se plantea la posibilidad de construcción de un objeto de estudio, una perspectiva teórica de la Comunicación que posea al Análisis Existencial Fenomenológico como marco de referencia y que se encuadre dentro de las denominadas fuentes de la Comunicología Histórica que sostiene el GUCOM, Grupo Hacia una Comunicología Posible (fundado en México).
Palabras clave: Análisis Existencial; Fenomenología; Comunicología Histórica; GUCOM
14:00

ESTUDIO PRELIMINAR PARA UN CURRÍCULUM DE LOCUCIÓNGERAÇÃO 140 CARACTERES:
EN UN CONTEXTO DIVERSO
Sofía Cristina Sanchez
El propósito de este trabajo es abordar la cuestión de la redefinición en la relación entre el sistema educativo, la cultura y la sociedad y la reconfiguración de la institución educativa como un espacio de encuentro de culturas que habilita la posibilidad y oportunidad de construir un currículum educativo desde las diferencias. Se reflexiona acerca de la necesaria relación entre la cultura, la cultura escolar, los sujetos sociales/escolares y el currículum como síntesis cultural a la vez que propuesta política-educativa, enfatizando en el desafío que supone la incorporación de los saberes de los distintos sectores de la sociedad.
Palabras claves: Globalización ; instituciones educativas ; cultura escolar ; sujetos escolares ; síntesis cultural curricular -
DOCUMENTÁRIO SOBRE O PROJETO DE VIDA NA ADOLESCÊNCIA
Fabio Viviurka Correia
As chamadas geração Y (anos 80 e 90) e geração Z (nascidos depois de 1998), marcadas pela internet e redes sociais consecutivamente, mais do que nunca buscam difundir e personalizar tudo que tocam, ampliando o horizonte do conhecimento e levando conteúdo pessoal a qualquer lugar do mundo. A discussão intriga educadores e pais diante deste “movimento”: será que estes adolescentes possuem projetos pessoais para suas vidas, ou a tela consumirá a maior parte do seu tempo e potencial? O que pensam os jovens do futuro? Com uma câmera na mão e uma ideia na cabeça e conteúdos de filosofia, coordenando direção e produção,poderão dizer diante das câmeras tudo o que não tem coragem ou oportunidade de dizer a seus pais e educadores.
Palavras-chave: Adolescência. Gerações. Comunicação. Projeto de vida. Filosofia.


 REFLEXÕES SOBRE AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE EDUCACIONAL E NA PRÁTICA DOCENTE: UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR.
Raquel Panke Apolo
A educação contemporânea tem refletido sobre a construção de novos paradigmas educacionais voltados para a formação integral do ser humano com o intuito de gerar cidadãos mais comprometidos com a coletividade e com o bem-estar da sociedade que estão inseridos, bem como atentos às inovadoras tecnologias que estão se consolidando no mundo globalizado. Neste sentido, esta reflexão propõe a apresentar um olhar sobre as tecnologias da informação e comunicação no ambiente educacional e em especial sobre sua importância para a prática docente. Para tal, o processo de ensino-aprendizagem pode ser entendido dentro de uma perspectiva interdisciplinar que compatibiliza a preparação docente no campo das novas tecnologias com a aproximação da habilidade comunicativa.
Palavras-chave: Tecnologia; Informação; Educação; Interdisciplinaridade.

16:00 – Coffee breakO USO DE TEXTOS PUBLICITÁRIOS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: EXPLORANDO A INTERTEXTUALIDADE
Katia Bruginski Mulik
Ensinar o aluno a ler criticamente é uma das tarefas da escola atualmente. Porém, isso não é tarefa simples, uma vez que exige leitura e preparação por parte do professor, seleção de materiais adequados às perspectivas exigidas nos documentos dos oficiais de ensino, atrelando também temáticas relevantes para os alunos. Pensando em integrar essa questão do letramento crítico a uma forma significativa de ensino de leitura, mas também trabalhar um material de fácil acesso objetiva-se neste artigo apresentar o texto publicitário como um dos gêneros a serem explorados nas aulas de língua inglesa, uma vez que é um gênero que circunda em diversos suportes tecnológicos: revistas, jornais, internet e televisão e abrange diversos temas e aspectos que podem ser explorados.
Palavras-chave: Texto publicitário; ensino de língua inglesa; intertextualidade; letramento crítico; gêneros textuais.

O USO DO JORNAL IMPRESSO EM SALA DE AULA: QUAL O PERFIL DAS DISSERTAÇÕES E TESES DEFENDIDAS NO BRASIL ENTRE 2001 E 2010?
Rafaela Bortolin Pinheiro
Dilmeire Sant‟Anna Ramos Vosgerau
O presente estudo é uma pesquisa do tipo estado do conhecimento (ou estado da arte) sobre o uso do jornal impresso em sala de aula e tem como objetivo geral realizar um levantamento da produção sobre o tema no Banco de Teses da Capes. Os objetivos específicos são: indicar as tendências investigativas sobre o assunto no Brasil, examinar as características destas pesquisas e verificar se os estudos relacionam o uso de jornais na escola com a formação e/ou o trabalho docente. Após a análise de 62 publicações (55 dissertações e sete teses), foi possível constatar que a produção brasileira é instável, aborda o uso pedagógico do jornal em contextos variados, relaciona os benefícios deste tipo de atividade como forma de incentivo à leitura, escrita e cidadania entre os alunos, mas, na maioria dos casos, não manifesta preocupação com a formação e atuação dos professores.
Palavras chaves: Jornal; Mídia impressa; Professor; Sala de aula; Estado da Arte.


EDUCAR, INFLUÊNCIA NA COMUNICAÇÃO
Eunice Custódio Martins
A excelência da comunicação verbal em um mundo onde grande parte da transmissão de idéias e mensagens acontece através de vias virtuais, depende não apenas das habilidades oratórias como também do conhecimento gestual e corporal pertinente ao discurso. Dominar estes aspectos é de fundamental importância para o educador, pois ao desenvolver o raciocínio e a cultura ele cria moldes de verbalização que são assimilados pelo aluno, influenciando na maneira a qual ele irá se comunicar. Potencializar esta comunicação, no momento em que se educa, é a reflexão proposta por este trabalho.
Palavras Chave: Educar, comunicar, influenciar, potencializar.