Ainda na manhã de 15 de novembro, quinta-feira, começa a primeira oficina que prevê uma Experiência Transmídia, coordenada pelo professor Irídio Magaldi. As atividades serão desenvolvidas na quinta pela manhã, no saguão do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS) e na sexta à tarde, no Laboratório de Comunicação Social. A oficina envolve temas como a convergência dos meios de comunicação, cultura participativa e inteligência coletiva. A proposta é vivenciar o que Henry Jenkins chama de Transmedia Storytelling - Narrativa Transmidia.Na quinta-feira à tarde, no Laboratório de Comunicação, serão oferecidas as oficinas de Rádio e Música na Internet, Pintando com a Luz e Resolução Criativa de Problemas, das 14 às 17 horas.
O professor argentino Gustavo Iovino e a professora Mônica Kaseker tratam sobre as possibilidades do áudio na internet e o novo papel do rádio no cenário musical. Técnicas de produção e de circulação do áudio digital e divulgação de bandas locais pela internet, com a presença de músicos convidados.
A oficina Pintando com a luz, será coordenada pela professora Fernanda Biazetto Vilar Fabrício, abordando princípios da fotografia, desenho com luz e a fotografia como meio de expressão artística.
Já o professor Haroldo Capote Filho pretende exercitar a Resolução criativa de problemas, com processos criativos. A busca das referências e o rompimento de paradigmas que estimulam a capacidade geradora de ideias serão temas abordados na oficina.
Já o professor Haroldo Capote Filho pretende exercitar a Resolução criativa de problemas, com processos criativos. A busca das referências e o rompimento de paradigmas que estimulam a capacidade geradora de ideias serão temas abordados na oficina.
No dia 16, sexta-feira, as oficinas programadas são sobre Locução e Dramaturgia no Rádio, Jornalismo de Revista e Produção Audiovisual, a partir das 14 horas.
O professor Alvaro Pino Coviello, da Universidade Católica de Salta, e a professora Mônica Kaseker vão trabalhar técnicas de articulação, dicção, entonação e interpretação. Os diferentes usos da voz em produções de dramaturgia e jornalismo no rádio. O Texto jornalístico em revista e suas características serão abordados nas atividades propostas pelos professores Ruben Gómez Quezada, da Universidad Católica del Norte, de Antofagasta, no Chile, e Maria Teresa Marins Freire, da PUCPR. Já o professor Alessandro Foggiatto, da PUCPR, promove a oficina de criação, produção e finalização de audiovisuais.
,